top of page

Como um sistema DAM auxilia a Kieler Woche a navegar pelos mares do gerenciamento de imagens


Todo mês de junho, milhões de visitantes se reúnem em Kiel, capital de Schleswig-Holstein, na Alemanha, para a Kieler Woche (Semana de Kiel), o maior evento de vela do mundo e também tido como o maior festival de verão da Europa. Ano após ano, este deleite de dez dias de vela e festival oferece esportes de nível mundial, entretenimento musical e eventos culturais de alto nível para todas as idades.

Por mais de uma década, a Kieler Woche utiliza a solução FotoWare para compartilhar conteúdo atualizado e colaborar com usuários internos e externos, incluindo jornalistas esportivos internacionais. Além disso, com a recente introdução de câmeras com Wi-Fi no evento, o app móvel do FotoWare se tornou uma ferramenta essencial para permitir a ingestão de fotos em tempo real, diretamente do local em que foram tiradas.

Conversamos com Philipp Dornberger, Chefe da Organização Kieler Woche, para saber mais sobre como a solução FotoWare e o app móvel revolucionaram as operações nestes eventos e simplificaram o gerenciamento de conteúdo digital.

 

Você pode nos falar sobre a Kieler Woche?

Originado a partir de uma regata em 1882, a Kieler Woche tornou-se o maior evento de vela do mundo, atraindo, no final de junho, mais de três milhões de visitantes, vindos de mais de 70 países, para a capital do estado mais ao norte da Alemanha. Quase 4.000 velejadores competem em barcos de todos os tamanhos e classes em emocionantes regatas no Fiorde de Kiel, enquanto os visitantes podem desfrutar do "Open Ship" e da tradicional Windjammer Sailing Parade.

Durante a "semana especial de dez dias" de Kiel, os visitantes podem participar de 2.000 eventos espalhados por toda a cidade. A Kieler Woche também se destaca em outras áreas, como cooperação internacional, cultura, ciência e política. Diversos temas são apresentados no Fórum de Cidades, onde especialistas internacionais discutem assuntos da atualidade e também no evento de prmiação World Economic Award


Foto cedida por Kieler Woche


Organização Kieler Woche - quem faz parte da equipe do evento? 

Eu sou o timoneiro da tripulação Kieler Woche, mantendo a nossa embarcação no rumo, mesmo em águas tempestuosas. Sou chefe do departamento responsável pela organização geral do evento Kieler Woche.

A “Organização Kieler Woche" é responsável por coordenar todo o festival de verão, incluindo atividades como patrocínios, marketing, promoções, vendas de mercadorias, infraestrutura e serviços aos visitantes. Além disso, a equipe da Kieler Woche gerencia competição de design, eventos de premiação, o Fórum de Cidades, eventos de música, queima de fogos, mercado internacional, teatro folclórico e de rua, recepções, associação de apoiadores da Kieler Woche e todas as iniciativas que envolvem trânsito, segurança e saneamento.


Philipp Dornberger, Chefe de Departamento da Kieler Woche. 

Foto cedida por Kieler Woche


Como vocês usam o DAM para gerenciar as imagens dos eventos? 

Nossa solução DAM está implementada em dois sites: https://media.kieler-woche.de para ativos da Kieler Woche e https://media.kiel.de para ativos da cidade de Kiel.

Atualmente, temos um volume de 16.500 ativos em ambos os sites, consistindo principalmente em fotografias. No entanto, o número de vídeos, PDFs e documentos em Word está constantemente aumentando. A maioria destes arquivos é reservada para uso interno. 

Com a solução DAM da FotoWare, podemos fornecer rapidamente aos usuários internos e externos imagens atualizadas, o que é especialmente importante para jornalistas esportivos internacionais durante a Kieler Woche. Também criamos álbuns digitais e enviamos os links em nossos comunicados para a imprensa. Isso nos permite oferecer à imprensa uma seleção de imagens maior do que faríamos com arquivos anexos em emails, por exemplo. Na área de relações públicas, a troca de dados é descomplicada, permitindo que agências e funcionários municipais troquem dados diretamente entre si, também por meio de álbuns.

A vela está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, como evidenciado pelo interesse da grande mídia em eventos como a Ocean Race. Além de ser o maior festival de verão, a Kieler Woche organiza diariamente competições de vela para classes internacionais e olímpicas de vela, incluindo competições preparatórias para os Jogos Olímpicos. O principal objetivo do uso do FotoWare é fornecer acesso rápido e descomplicado aos ativos. Com isso, a Kieler Woche também contribui para o aumento da popularidade da vela mundialmente.



FotoWare DAM na Kieler Woche. Foto cedida por Kieler Woche.


Quem são os principais usuários do DAM?

Os principais usuários do FotoWare são usuários externos, principalmente jornalistas esportivos de todo o mundo, para os quais fornecemos diretamente imagens das regatas nos dias de competição. Também fornecemos aos jornalistas de toda a Alemanha notícias da Kieler Woche sobre o festival de verão para reportagens pré e pós-evento.

Internamente, ambos os sites são usados diariamente pelas equipes editoriais e de mídia social da Kieler Woche. Além disso, muitos dos nossos membros usam as imagens para apresentações ou trabalhos institucionais ao longo do ano.


Sobre o app móvel FotoWare: Como a Kieler Woche interage com a imprensa internacional diretamente do mar?

A Windjammer Sailing Parade, que acontece no último sábado da Kieler Woche, é um espetáculo midiático único. Dezenas de navios altos, como o navio-escola Gorch Fock ou o Alexander von Humboldt, navegam pelo fiorde, acompanhados por numerosos veleiros e barcos particulares. 

No próximo evento, nossa equipe de mídia acompanhará o desfile a bordo de um barco. Entre outros equipamentos, serão utilizadas câmeras com wifi, que oferecem uma resolução muito maior e imagens de melhor qualidade do que um celular. As fotos serão transferidas para celulares usando um aplicativo do próprio fabricante da câmera, permitindo que a equipe publique as fotos diretamente nos canais de mídia social da Kieler Woche. 

Em seguida, as imagens podem ser carregadas para o banco de dados de imagens através do app móvel FotoWare. Nossos editores de fotos recebem uma notificação por e-mail, informando que novas fotos foram carregadas. Eles então as processam com o FotoStation, que é o módulo desktop do FotoWare e que oferece recursos mais avançados para edição de metadados e palavras-chave e de forma mais tranquila do que a edição feita em um telefone celular dentro de um barco em movimento.



FotoWare da Kieler Woche. Foto ceddia por Kieler Woche


As imagens são inicialmente movidas para uma pasta interna, acessada por nossos editores on-line, para que sejam filtradas e publicadas no portal kieler-woche.de. Ao mesmo tempo, nossos editores de fotos montam um álbum com uma seleção de fotos da Windjammer Sailing Parade e geram um link que é enviado junto com um comunicado à imprensa. A divulgação pública das fotos da Windjammer Sailing Parade só ocorrerá ao longo do dia seguinte, pois queremos ser justos e dar aos fotógrafos profissionais a oportunidade de venderem antes suas próprias fotos para agências.


Quais são os principais benefícios de usar a solução FotoWare DAM?

Rápido e simples, permite que grandes quantidades de dados sejam processadas e disponibilizadas ou enviadas no menor tempo possível. Além disso, agora estamos usando o app móvel FotoWare com mais frequência. Anteriormente, só podíamos carregar fotos de smartphones no aplicativo, o que não fazia jus à qualidade das fotos tiradas com câmeras profissionais. Nossos editores de fotos são extremamente exigentes a esse respeito. No entanto, com a disponibilidade de câmeras compatíveis com WiFi, temos usado o app móvel FotoWare com mais frequência.

O uso da solução FotoWare mudou significativamente o trabalho de imprensa e relações públicas da Kieler Woche e, claro, da capital Kiel. No passado, nossos editores tinham que procurar manualmente imagens nas pastas de fotos e enviá-las por e-mail, normalmente com resolução reduzida. Se os pedidos vinham de países com fusos horários diferentes, as imagens muitas vezes chegavam às redações de jornais quando as edições já estavam fechadas ou os blogs já haviam sido publicados online. Hoje, com a solução FotoWare, os editores podem acessar ativos o tempo todo e baixá-los em uma resolução de alta qualidade diariamente.

Além disso, o suporte ao sistema FotoWare é muito melhor. Dúvidas e resolução de problemas são tratadas de forma rápida e competente. Isso é crucial para nós, especialmente durante a Kieler Woche.


Foto cedida por Kieler Woche

 

E quais são os próximos passos?

Honestamente? Ainda não esgotamos totalmente todas as possibilidades do FotoWare. Estamos sempre descobrindo novas funcionalidades.

Um recurso interessante é a nova função de Gestão de Consentimento. Embora a Kieler Woche seja tudo menos um evento "típico", fazemos parte da administração pública. Temos, portanto, obrigação de cumprir com a LGPD. No momento, obter consentimento para uso de imagem pessoal é muito complicado e envolve documentos impressos e assinaturas. Então estamos considerando se e como podemos usar o novo módulo de Gestão de Consentimento do FotoWare.

 


Quer saber mais sobre nossa solução de Gerenciamento de Ativos Digitais?

Você trabalha com arquivos de mídia ou gerenciamento de ativos e quer saber o que o FotoWare pode oferecer à sua equipe? Não hesite em agendar uma demonstração sem compromisso com um de nossos especialistas e veja a solução FotoWare com seus próprios olhos!



CRÉDITOS: Eunbyeol Koh (Fotoware)


Kommentare


Recomendado
Recentes
Histórico
Assuntos
Nenhum tag.
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page