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Como garantir que marcas d'água sejam aplicadas a suas imagens no momento certo





Você já precisou aplicar marca d’água antes de publicar uma imagem na web ? Se você segue normas específicas ou precisa impedir que pessoas reutilizem suas imagens livremente, a marca d'água é uma boa solução para proteger seu conteúdo no mundo online. No entanto, tal processo é muitas vezes manual. Além disso, é comum se ver às voltas com uma infinidade de imagens duplicadas – versões em diferentes resoluções, com e sem marca d’água.

Enquanto algumas organizações podem optar por simplesmente publicar conteúdo sem controle, outras precisam proteger seus ativos publicados ou têm que seguir determinadas normas e acabam com uma carga de trabalho adicional e muitos arquivos duplicados.

Neste artigo, explicaremos como você pode usar o FotoWare para garantir que suas imagens recebam a marca d'água adequada, nos momentos certos e de uma forma simples e eficiente.


Publicando seu acervo

No Fotoware, quando você atribui marcas d'água aos seus ativos, elas são aplicadas apenas às renderizações (miniaturas ou previews) exibidas para os usuários que visitam o seu site. Os ativos permanecem únicos e incólumes. 

Além disso, é possível aplicar uma marca d'água também no momento do download. Desta forma, você impede que um usuário externo faça uso indevido de uma imagem baixada do seu acervo. Isso pode ser feito usando a funcionalidade de perfis de processamento do Fotoware.

Tudo isto é feito de forma automática, sem a necessidade de gerar duplicatas com marca d’água só para serem baixadas ou publicadas no site.


Publicando imagens com alerta de edição

Alguns países vêm criando normas que obrigam as empresas a aplicarem uma marca d'água específica, sempre que publicarem imagens nas quais a forma, o tamanho ou a pele de uma pessoa tenha sido retocada. É o caso da Noruega, onde isso vale para todas as formas de publicidade, incluindo mídias sociais, panfletos, marketing de influência, site e muito mais. 


O objetivo destes países é promover a positividade corporal, conscientizando os consumidores sobre o fato de que as propagandas nem sempre reproduzem pessoas ou situações reais. É provável que estas normas ganhem ainda mais força com o uso crescente da inteligência artificial na produção de imagens.

O processo para atender normas deste tipo pode ser dividido em duas etapas: primeiro ser capaz de dizer quais imagens foram retocadas (ou produzidas artificialmente) e, em seguida, aplicar a marca d'água apropriada. A primeira etapa é facilmente resolvida no FotoWare através de marcadores.


Passo 1. Usando marcadores

Os marcadores são ícones que aparecem sobre as miniaturas das imagens, com o objetivo de sinalizar alguma condição pré-definida. Eles podem ser personalizados, assumindo diversas formas, e estão diretamente ligados a um campo de metadados específico. Você pode usar um marcador, por exemplo, para sinalizar em qual formato o arquivo está (png, jpg, etc.) ou se imagem está liberada ou não para ser usada em uma campanha ou canal específico.



Para o nosso exemplo, seria perfeito criar um marcador personalizado para indicar que uma pessoa da imagem teve sua aparência alterada. E um outro para marcar as imagens que tenham sido criadas por inteligência artificial. Dessa forma, qualquer usuário poderá identificar rapidamente quais imagens tiveram modelos humanos alterados e quais possuem modelos não reais.


Passo 2. Habilitando um perfil de processamento

Uma vez que sua equipe é capaz de dizer facilmente quais imagens precisam de marca d'água, o próximo passo é garantir que as marcas d'água sejam aplicadas antes de publicar as imagens.

No FotoWare, esse processo começa com o upload da marca d'água desejada para o sistema. Recomendamos carregá-la em tamanhos diferentes, para que você tenha várias opções, dependendo das dimensões de suas imagens.

Em seguida, basta criar um novo perfil de processamento e associá-lo à marca d’água selecionada. Feito isso, resta apenas incluir este novo perfil ao seu conjunto de perfis de processamento. 

Desta forma, a nova marca d'água estará disponível ao usar a função "cortar & baixar" – facilmente acessível, portanto, quando alguém da equipe for publicar a imagem gerada.


 


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