top of page

Macros: a maneira mais rápida de aplicar metadados aos seus ativos digitais



Se você já trabalhou com arquivos de mídia, provavelmente sabe das dificuldades relacionadas ao gerenciamento de metadados. Explicando resumidamente, metadados nada mais são do que dados sobre um determinado objeto ou arquivo e permitem que as pessoas realizem pesquisas usando palavras-chave, configurem fluxos de trabalho automatizados, garantam que cada arquivo seja utilizado corretamente, entre muitas outras possibilidades. Alguns metadados já são naturalmente incorporados em um arquivo no momento da sua geração (sua data, por exemplo), mas outros precisam ser adicionados manualmente - o que pode tomar um certo tempo e eventualmente ocasionar erros. É por isso que implementamos a funcionalidade de macros personalizadas no FotoWare SaaS, reduzindo a necessidade de entrada manual de dados e melhorando os processos.


O que são macros?

Em poucas palavras, macros são conjuntos de operações sequenciais pré definidas, que, quando acionadas, alteram as características de um determinado arquivo. Elas podem ser usadas de várias maneiras e para várias finalidades, permitindo alterações nos metadados de um ativo, por exemplo. Você pode incluir uma macro como parte de um fluxo de trabalho, disparando determinadas alterações nos metadados depois que uma ação específica é executada, ou então pode associar uma macro a um marcador interativo, alterando os metadados quando o marcador é selecionado.

Em sua versão mais recente, o FotoWare possibilita o uso de macros no momento de ingestão de um ativo, o que significa que você pode popular os valores de vários campos de metadados antes que um ativo seja efetivamente carregado, movido ou copiado para um acervo ou repositório.


Três motivos para usar macros

Motivo #1. Acelerando o processo de upload

Uma das principais razões pelas quais recomendamos o uso desse recurso é sua capacidade de acelerar o processo de upload. Isso é particularmente útil quando muitos metadados precisam ser preenchidos em um projeto ou quando muitos uploads semelhantes são executados para um mesmo acervo ou repositório.

Por exemplo: você pode tirar fotos durante um evento e carregá-las em lotes ao longo do dia. Em princípio, você teria que preencher os metadados manualmente, mas com o recurso de macros na ingestão, você pode determinar previamente os valores de vários campos, acelerando drasticamente o processo de upload. Ao usar o aplicativo móvel, o uso de macros resulta em uma experiência mais suave, pois menos informações são necessárias no momento da carga.



Você pode até aplicar uma tag dinâmica em alguns campos, automatizando o processo ao máximo. Isso é interessante quando se trabalha com vários fotógrafos em um evento, onde uma mesma macro pode adicionar automaticamente as informações de cada fotógrafo às suas respectivas imagens, logo após o upload.


Motivo #2. Melhorando a experiência do usuário com uma configuração avançada

As macros também permitem que você personalize seu FotoWare, configurando seus acervos com mais detalhes e simplificando os diversos fluxos de trabalho. Você pode configurar acervos que não exijam que os usuários adicionem informações no momento do carregamento, deixando que metadados predeterminados sejam adicionados automaticamente. Ou você pode automatizar várias alterações nos metadados de um ativo ao movê-lo de um arquivo morto para outra área ou repositório, por exemplo.

Há muitas maneiras diferentes de usar esse recurso. O comum entre todas elas é permitir que sua equipe economize tempo no gerenciamento de metadados. Ao eliminar etapas no processo de carregamento e automatizar alterações em metadados relacionadas aos seus fluxos de trabalho, você pode entregar uma experiência mais simples e eficiente à sua equipe.


Motivo #3. Garantir que os metadados estejam corretos e atualizados

Pessoas são a fonte mais comum de erros, e o erro humano não é incomum quando os processos manuais são vistos como pesados ou ineficientes. Seja procurando atalhos ou simplesmente ignorando detalhes, as pessoas ficam propensas a cometer erros ocasionais - então você deve procurar automatizar tarefas repetitivas e maçantes sempre que possível.

Ao utilizar macros nos seus fluxos, você garante que várias alterações de metadados sejam executadas automaticamente, com dados corretos e atualizados. Isso é especialmente útil com equipes maiores, onde inconsistências nos metadados são mais comuns.


Iniciando com macros

As macros já estão disponíveis na solução FotoWare SaaS e podem ser configuradas nas Configuração do Site. Se você já estiver usando o FotoWare, poderá acessar mais informações sobre macros - como elas funcionam e como configurá-las -  em learn.fotoware.com, ou entrar em contato com o seu Gerente de Conta. Tenha em mente que as macros para upload estão atualmente disponíveis apenas para usuários da solução FotoWare SaaS e serão lançadas para instalações locais no final do ano.




Yorumlar


Recomendado
Recentes
Histórico
Assuntos
Nenhum tag.
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page