top of page

DAM e CMS - Quais são as diferenças?

(DAM - Digital Asset Management / CMS - Content Management System)




Ao trabalhar com produção ou distribuição de conteúdo, é comum ter que contar com diversos softwares para garantir um trabalho eficaz. As camadas de tecnologia muitas vezes são complexas, incluindo vários sistemas integrados para criar ecossistemas de conteúdo mais abrangentes. E quando se usa vários softwares ao mesmo tempo, as suas fronteiras tendem a se confundir.


Neste artigo, examinaremos de perto dois sistemas comumente usados por profissionais de marketing e comunicação: Gerenciamento de Ativos Digitais (Digital Asset Management) e Gerenciamento de Conteúdo (Content Management Systems) ou, resumidamente, DAM e CMS. Como esses dois sistemas são frequentemente integrados, às vezes é difícil entender suas particularidades. Na verdade, como veremos a seguir, DAM e CMS não são excludentes, mas se complementam. E quando bem  integrados, permitem que você produza, gerencie e distribua conteúdo de forma eficaz e bem-sucedida.


Tópicos

  • O que é um CMS?

  • O que é um sistema DAM?

  • Em que estes sistemas diferem ?

  • Qual sistema escolher?

  • Deseja saber mais?



O que é um CMS?

Um sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é uma aplicação que permite produzir conteúdo digital e controlar a sua publicação - especialmente na Web. Há muitos CMS no mercado, que se diferenciam em grau de complexidade e de recursos disponíveis. Assim, você pode ter um CMS de código aberto altamente configurável ou um mais limitado - muitas vezes fazendo com que uma solução adequada para uma organização seja uma escolha errada para outra.

 

Benefícios dos CMSs:
  • Menor grau de conhecimento técnico necessário para o gerenciamento de websites

  • Possibilidade de criação, edição e publicação de conteúdo digital

  • Análises de desempenho do site

  • Rápida implementação de uma nova página ou site

  • Gerenciamento de SEO

 


O que é um sistema DAM?

Assim como um CMS é usado principalmente para editar e publicar conteúdo, um sistema DAM é a ferramenta correta para gerenciar os recursos audiovisuais e outras mídias - os seus Ativos Digitais! Em resumo, um sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais (DAM) complementa o CMS, ajudando as organizações a armazenar, arquivar, recuperar, compartilhar e disponibilizar recursos de mídia em geral a partir de um hub central.


Como o DAM se utiliza de metadados para estruturar os ativos, ele aprimora os recursos de pesquisa e de fluxo de trabalho. Por exemplo, por intermédio do DAM, você pode mover, editar, publicar ou revogar automaticamente um arquivo quando alguma condição provocar uma alteração em seus metadados. Automações desse tipo são funções essenciais para empresas que gerenciam grandes volumes de conteúdo de mídia.


Benefícios de um DAM:
  • Flexibilização de fluxos de trabalho, estruturas e regras de acesso ao acervo de mídia

  • Garantia de que todo o conteúdo seja facilmente encontrado e disponibilizado para as pessoas certas

  • Possibilidade de que os membros da equipe colaborem em arquivos de mídia centralizados

  • Controle de todas as informações relacionadas a cada arquivo em um hub central

  • Automação de tarefas relacionadas ao gerenciamento de conteúdo e simplificação do processo de publicação



Em que estes sistemas diferem ?

Tanto o DAM quanto o CMS são peças centrais no gerenciamento e na distribuição de conteúdo. No entanto, conforme mencionado acima, eles não devem ser confundidos entre si e oferecem benefícios específicos.


Enquanto um CMS é uma ferramenta perfeita para publicar conteúdo on-line, por exemplo, um sistema DAM permite que você gerencie seus recursos de mídia - no formato em que estiverem - com eficiência, garantindo que o conteúdo certo esteja disponível para as pessoas certas o tempo todo. Também é comum que as empresas prefiram os sistemas DAM como seu principal local de armazenamento, pois a estrutura orientada por metadados permite pesquisas rápidas e agilidade para encontrar todas as informações relacionadas a arquivos específicos.




Qual sistema escolher?

Como o DAM e o CMS são duas ferramentas de software diferentes e complementares, a pergunta correta não é qual escolher. Em vez disso, recomendamos que você procure combinações que se complementem da melhor forma. Cada DAM e CMS tem recursos e benefícios específicos que devem ser levados em conta ao selecionar um fornecedor. O ideal é integrar os dois para permitir um gerenciamento de mídia mais rápido e confiável.

Portanto, ao investir em uma nova solução, recomendamos que você procure CMSs que possam ser integrados ao seu sistema DAM e vice-versa. 

 


Quer saber mais?

Na Amplex, temos anos de experiência ajudando empresas a aumentarem o valor de seus ecossistemas de conteúdo e sabemos o quanto uma integração entre DAM e CMS pode ser valiosa.


Por esse motivo, trabalhamos para desenvolver várias integrações entre o nosso sistema DAM - FotoWare - e CMSs como WordPress, Optimizely (anteriormente Episerver), Sitecore, Drupal, TYPO3 e Enonic. Se quiser saber mais sobre essas integrações ou sobre o FotoWare em geral, fique à vontade para marcar uma reunião com um de nossos especialistas e discutir suas necessidades.



Por: Amalie Widerberg (Fotoware)

Comments


Recomendado
Recentes
Histórico
Assuntos
Nenhum tag.
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page