Todo ano, o setor de saúde produz centenas de milhares de fotografias clínicas que auxiliam especialistas a tomar decisões adequadas para seus pacientes. O volume de dados que se acumula ao longo do tempo requer um sistema para gerenciar e catalogar essas imagens.
Além disso, o setor de saúde colabora com outras instituições, como as forças de segurança e pesquisa pública. Isso gera a necessidade de compartilhar informações entre as instituições de maneira segura e eficiente.
Desafios da área que um sistema DAM (Digital Asset Management) resolve
Tópicos
Arquivamento e vinculação de fotos
Prevenção de violação de dados
Monitoramento fotográfico de ferimentos
Saiba mais
Arquivamento e Vinculação de Fotos
Os procedimentos para arquivar fotos e vinculá-las aos registros de pacientes ainda são predominantemente analógicos. Apesar do advento da fotografia digital, muitas fotografias digitais costumavam ser impressas e incluídas em arquivos juntamente com anotações em papel.
Esse sistema é ineficiente – na verdade, há poucos controles para evitar acesso não autorizado, cópias e distribuição. Nesse sentido, o sistema DAM oferecem uma abordagem moderna para a fotografia clínica, uma vez que possibilitam procedimentos rigorosos de governança que estão em conformidade com as regulamentações de proteção de dados e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Você sabia? O FotoWare é uma das primeiras soluções de Gerenciamento de Ativos Digitais no mundo a oferecer uma funcionalidade de gerenciamento de consentimento. Isso facilita que usuários reúnam e gerenciem formulários de consentimento, cumprindo eficientemente a LGPD.
Em suma, um sistema DAM pode ser utilizado como um hub central para fotografia clínica. Ele é arquivado e vinculado aos registros eletrônicos de pacientes, com acesso limitado ao ponto de atendimento e um rastreamento completo de atividades.
Prevenção de violação de dados
Também é possível criar fluxos de trabalho que garantam a adição dos metadados necessários às fotografias e vinculem-nas ao sistema eletrônico de registro do paciente.
Um sistema DAM deve garantir controle auditável completo das fotografias clínicas configurando diversos mecanismos de controle. Esses mecanismos podem ser baseados em:
Sensibilidade das imagens
Especialidade médica no cuidado do paciente
Consentimento do paciente em relação ao uso da imagem
E mais.
A implementação dessa camada básica de segurança garante que as imagens sejam visualizadas apenas com base na necessidade e processadas de acordo com a permissão do paciente.
Além disso, um sistema DAM permite que a implementação de conectividade segura, novos fluxos de trabalho, controle de acesso e marcação de ativos para transferir informações de maneira segura entre diferentes instituições. Este é um caso real da Polícia Islandesa e do Hospital Nacional da Islândia, que utilizam conjuntamente a solução FotoWare para compartilhar evidências digitais e solucionar crimes.
Monitoramento fotográfico de ferimentos
A maioria dos sistemas DAM também oferece suporte à ingestão de imagens de diversas fontes, possibilitando a integração com aplicativos móveis para permitir que a equipe remota tenha os mesmos recursos que a equipe interna.
Isso foi especialmente importante durante a crise da COVID-19 e suas restrições aos profissionais de saúde. A fotografia clínica é essencial, por exemplo, para o cuidado de ferimentos, pois auxilia no tratamento, monitoramento do progresso e documentação da recuperação.
Para minimizar o contato entre pacientes e equipe, o Hospital Real de Preston, em Lancashire, no Reino Unido, modificou o monitoramento fotográfico de ferimentos.
Andrea Jones, líder clínica do Departamento de Fotografia Médica, trabalhou com a Medialogix, um parceiro certificado da FotoWare no Reino Unido, para implementar um aplicativo de upload clínico.
Este aplicativo integra-se totalmente ao sistema existente da FotoWare e é configurado para coletar dados demográficos do paciente, consentimento, arquivos e todos os metadados associados em um único pacote. Em seguida, é carregado no FotoWare e pode ser visualizado pela equipe apropriada.
Por exemplo, a equipe de enfermagem pode fotografar o ferimento durante a troca do curativo. As imagens são então enviadas para o FotoWare e podem ser visualizadas pela equipe de médicos especializados. Isso os auxilia a decidir quais pacientes devem ser atendidos pessoalmente e quais podem receber orientações de cuidados com ferimentos remotamente.
Por fim, o aplicativo de upload clínico reduziu o número de contatos da equipe com o paciente de três para um. Isso impactou positivamente nas medidas de controle de infecção sem comprometer os cuidados e a segurança do paciente.
Saiba mais
O FotoWare é uma poderosa solução de Gerenciamento de Ativos Digitais com diversas aplicações para a área da saúde.
Desde o arquivamento de imagens e integração aos registros de pacientes até a elaboração de fluxos de trabalho que conectam duas instituições diferentes, o FotoWare permite que você configure a solução para resolver qualquer desafio de gerenciamento de conteúdo digital.
Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas, caso deseje saber mais sobre o FotoWare e como ele pode atender às necessidades da sua organização.
CRÉDITOS: Mariana Mehedyniuk (Fotoware)