Seja você uma emissora, produtora ou uma organização da área cultural, o conteúdo visual é uma parte vital de qualquer negócio na indústria do entretenimento – às vezes até servindo como produto principal. Desta forma, não é surpresa que a maioria das empresas de entretenimento tenha uma estrutura tecnológica considerável para garantir que seus arquivos de mídia sejam devidamente armazenados e gerenciados. E no centro desses ecossistemas é onde encontraremos um DAM – Digital Asset Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Digital. Ao implementar uma solução DAM, organizações de todos os tamanhos podem gerenciar facilmente milhares de ativos digitais – incluindo imagens, gráficos e outros recursos visuais – de maneira segura e eficaz. Existem muitas razões pelas quais uma ferramenta desse tipo é essencial para o negócio do entretenimento e listamos cinco das mais importantes abaixo.
O que é Gerenciamento de Ativos Digitais?
DAM é uma solução técnica que permite aos usuários armazenar e gerenciar diversos conteúdos. Enquanto configurações tradicionais organizam arquivos por meio de uma estrutura de pastas, sub-pastas e regras de nomenclatura, um DAM oferece a oportunidade de organizar e encontrar seus arquivos por meio de metadados – tornando cada ativo facilmente pesquisável, não importa seu nome, onde exatamente ele está armazenado ou a quantidade de conteúdo semelhante existente em seu sistema.
Por meio dos metadados, as soluções DAM também podem ajudar as empresas de entretenimento a automatizar tarefas relacionadas ao gerenciamento de conteúdo, como publicar ou editar conteúdo em horários pré-definidos ou marcar ativos com informações baseadas em direitos de uso e licenças. Na indústria do entretenimento, um DAM muitas vezes serve como o núcleo do ecossistema de produção de conteúdo, trazendo transparência e eficiência tanto para o marketing quanto para a publicação.
Razão #1: Gerenciar grandes volumes em um repositório central
A maioria das empresas de entretenimento armazena e gerencia uma enorme quantidade de conteúdo visual. Às vezes, um único evento pode gerar milhares de imagens em apenas algumas horas, todas as quais precisam ser organizadas e avaliadas antes que um lote selecionado seja distribuído para os canais de divulgação ou partes interessadas.
Priorizar quais arquivos usar e para quais fins é etapa essencial para garantir que seu conteúdo seja mais relevante e atraente do que o do concorrente – e o tempo muitas vezes é crucial. Assim, você precisa permitir que sua equipe trabalhe com agilidade, sem gargalos ou complicações.
Uma solução DAM adequada deve oferecer maneiras de agilizar os processos de descarte e seleção de conteúdo, tornando rápido e fácil para a equipe priorizar e organizar arquivos usando metadados. Esses processos devem ser visuais e permitir edições de metadados em vários arquivos de uma só vez. Ter a oportunidade de predeterminar alguns dos metadados no momento do upload também é um ótimo recurso que muitos DAMs oferecem.
Razão #2: Garantir um marketing eficiente e consistente
Em uma sociedade altamente digitalizada como a de hoje, o marketing tornou-se mais visual do que nunca. Que imagens e gráficos você usa – e como você os usa – é crucial para o sucesso. Ao promover um programa de TV, por exemplo, você precisa ter certeza de que a mensagem se destaca e chama a atenção do público-alvo, que já está sobrecarregado com mais informações do que é capaz de absorver.
Então, como as empresas de entretenimento podem tornar seus conteúdos reconhecidos e atraentes? Em primeiro lugar, elas precisam de recursos para criar conteúdos visuais de alta qualidade, o que significa que a equipe deve ter tempo e infraestrutura técnica adequados para criar um design eficaz. Toda vez que um arquivo precisa ser baixado de um programa apenas para ser carregado em outro é um atraso no processo driativo e pode, eventualmente, inchar a área de armazenamento com duplicatas desnecessárias. Um DAM ajuda a resolver esse problema através de integrações com outras ferramentas de produção, como CMS ou software de design ou edição de imagens.
Além de garantir processos criativos eficientes, você também precisa se certificar de que seu conteúdo visual se encaixa no tema ao qual pertence. Como estamos constantemente sendo bombardeados com anúncios de todos os tipos, não é mais suficiente que seu conteúdo se destaque – toda a sua campanha precisa ser instantaneamente reconhecível. É aí que entra a consistência da marca: se seus designs não seguirem um padrão claro, o público pode ver dez conteúdos diferentes e não conseguir associá-los mentalmente.
Com uma solução DAM implementada, as empresas de entretenimento estão sempre no controle de sua marca e podem facilmente garantir a consistência por meio de marcadores personalizados. Pode haver 15 ativos pertencentes a uma campanha e 25 a outra e marcando-os devidamente na solução de armazenamento, a equipe pode facilmente identificar quais ativos usar e para quais finalidades. Algumas marcações também podem ser aplicadas automaticamente na distribuição de ativos, como uma marca d’água para o conteúdo que será enviado para sites de terceiros, por exemplo.
Razão #3. Processos de aprovação e gerenciamento de direitos de uso
Há muitos aspectos a se considerar na geração de conteúdo visual. Geralmente, várias pessoas estão envolvidas nos processos de criação e aprovação, que muitas vezes incluem pessoal externo, como parceiros, freelancers ou modelos. Sem um sistema adequado, o processo de aprovação pode ser complicado e até resultar em informações e conteúdo perdidos ao longo do caminho.
Com um DAM, os processos internos e externos podem ser simplificados e várias etapas automatizadas ao longo do fluxo.
Como mencionado anteriormente, um DAM também oferece recursos avançados de metadados que são úteis ao gerenciar direitos de uso, como sinalizar conteúdo não aprovado, adicionar notas e informações, registrar preço, no caso de ativos comercializados, entre muitas outras possibilidades.
Razão #4: Compartilhar arquivos de forma eficiente
A distribuição de conteúdo é chave na área de entretenimento e ocorre de muitas formas, que vão desde o envio de arquivos digitais e publicação em páginas Web até integração com plataformas e sites externos. Garantir que seu conteúdo esteja disponível no momento exato, para o público certo, nos canais adequados e formatos exigidos é uma questão crucial que pode promover ou prejudicar seu negócio.
Enquanto um museu precisa que suas coleções estejam disponíveis digitalmente no seu portal institucional, um produtor de cinema pode querer ter uma seleção de imagens de alto impacto disponíveis em uma infinidade de plataformas externas. De qualquer forma, tornar seu conteúdo acessível para o público certo é fundamental.
O problema é que isto pode ser muito demorado se depender da tradicional solução de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, o que também aumenta o risco de arquivos se perderem ao longo do caminho. Com um DAM, os processos de distribuição podem ser simplificados, usando os recursos de compartilhamento dentro do próprio DAM ou por meio de integrações.
© LAT Images- Zac Mauger
Se você deseja disponibilizar coleções digitais para um grupo designado de pessoas – ou mesmo para o público em geral – um DAM também permite que você crie e configure álbuns ou acervos on-line para essa finalidade. Embora esse seja um recurso útil em qualquer setor, ele é especialmente relevante na área de entretenimento, onde a agilidade na distribuição de conteúdo é tão importante, que o envio de imagens por e-mail costuma comprometer prazos.
Razão #5: Economizar tempo gasto em tarefas rotineiras e repetitivas
Ao gerenciar recursos visuais, há muitas tarefas rotineiras que podem parecer rápidas e simples individualmente, mas que, quando somadas, acabam comprometendo muito tempo da sua equipe. Seja mover um arquivo de uma “pasta de trabalho” para uma área de projetos concluídos; ou marcar e separar conteúdo expirado – cada ação geralmente requer que alguém a execute.
Uma das principais vantagens de uma solução DAM são seus recursos de automação e, com a configuração certa, as empresas de entretenimento podem automatizar sequências de tarefas rotineiras por meio de fluxos de trabalho personalizados. A complexidade dos fluxos pode diferir, mas haverá sempre um denominador comum, que é a possibilidade de economizar tempo da sua equipe, permitindo que ela se dedique mais ao trabalho criativo e produção de conteúdo.
Crie um ecossistema para seu conteúdo
Com uma solução DAM adequada, como o Fotoware, as empresas de entretenimento podem economizar tempo gasto em tarefas repetitivas e gerenciamento de arquivos, alocando mais de seus recursos para produção e trabalho criativo. Por meio de metadados, podemos garantir que nenhum arquivo será perdido e, ao integrar o DAM com outros softwares, o conteúdo pode ser acessado de diferentes programas sem a necessidade de duplicatas.
Nosso objetivo é permitir que o Fotoware possa se tornar o núcleo de seu ecossistema de conteúdo, oferecendo configurações altamente personalizáveis que atendam às suas necessidades de gerenciamento de mídia.
Artigo original: https://www.fotoware.com/blog/5-reasons-why-dam-is-essential-for-the-entertainment-industry