Qualquer pessoa que trabalhe em Comunicação e Marketing ou qualquer forma de publicação digital provavelmente interagiu com sistemas DAM e CMS (Digital Asset Management – ou Gerenciamento de Ativos Digitais – e Content Management System – Gerenciamento de Conteúdo). Ambos são softwares fundamentais para produtores e distribuidores de conteúdo, que muitas vezes os utilizam de forma integrada para garantir o gerenciamento contínuo de conteúdo digital em todos os canais e plataformas.
1º benefício: Mantenha todos os seus ativos em um só lugar
Ao integrar DAM e CMS, você poderá armazenar todo o seu conteúdo em um hub central, completamente isolado dos seus sites. Dessa forma, a integração elimina a necessidade de armazenamentos separados e quaisquer complicadores relacionados a isso.
Como um sistema DAM é totalmente baseado em metadados, você pode localizar rapidamente os ativos certos por meio de pesquisas dinâmicas ou taxonomias pré determinadas, filtrando arquivos em segundos. Embora alguns CMS ofereçam um punhado de recursos relacionados a metadados, eles geralmente são simples se comparados aos recursos de um DAM, que é capaz de atender até mesmo acervos gigantescos.
Com DAM e CMS integrados, toda a biblioteca de ativos estará disponível para que você localize a imagem certa e a publique em seu site em segundos – sem necessidade de criar duplicatas ou alterar o arquivo original.
2º benefício: Garanta a consistência da marca
A integração entre DAM e CMS pode garantir que apenas ativos aprovados e atualizados estejam disponíveis para edição no CMS e publicação nos sites.
Como um DAM organiza os arquivos usando metadados – muitas vezes com número ilimitado de campos – ele é a ferramenta ideal para garantir a consistência da marca. Portanto, ao integrar DAM e CMS, você transfere esse benefício para o seu CMS também.
Como muitos DAMs oferecem rastreamento de exportação, a integração do DAM com o CMS permitirá que você rastreie cada ativo corretamente, vendo exatamente como e onde ele foi usado. Dessa forma, se uma imagem atingiu sua data de validade, você pode facilmente descobrir quando e onde ela foi publicada, tornando o processo de substituição muito mais fácil.
3º benefício: Dimensione suas operações de conteúdo
No atual clima acelerado de produção de conteúdo digital, a eficiência nas Operações de Conteúdo é uma necessidade cada vez maior. Embora soluções adaptadas tenham funcionado bem no passado, testemunhamos uma demanda crescente entre produtores e distribuidores de conteúdo em construir ecossistemas de conteúdo que ofereçam suporte a Operações de Conteúdo (Content Operations) escalonáveis.
No centro das Operações de Conteúdo está a capacidade de mover ativos digitais entre programas e plataformas, uma tarefa que fica bastante simplificada se as soluções estiverem integradas de fato. A integração entre DAM e CMS é particularmente importante para a escalabilidade de tal ecossistema, pois permite que sua biblioteca de ativos cresça sem comprometer o controle total sobre todo o conteúdo digital.
Além disso, caso sua organização precise substituir ou atualizar seu CMS, a integração com o DAM facilitará muito esse processo, já que todos os recursos visuais não estarão aprisionados no software obsoleto.
Aumentando o ROI
Se você já utiliza soluções DAM e CMS, integrá-las provavelmente aumentará o ROI do seu ecossistema de conteúdo. No entanto, a relação entre custo e benefício desta integração pode variar bastante.
Algumas medidas que você pode tomar para maximizar o ROI de uma integração DAM/CMS são:
Estabelecer um alto nível de governança de metadados, avaliando e melhorando as estruturas atuais;
Criar fluxos de trabalho orientados por metadados para garantir que apenas ativos aprovados e atualizados possam ser utilizados no CMS;
Procurar armazenar somente originais em alta resolução em seu DAM e utilizar softwares de edição que permitam aplicar cortes e ajustar resolução no momentos de publicação em seus canais on-line.
Artigo original: https://www.fotoware.com/blog/3-benefits-of-integrating-dam-and-cms